As ferramentas de Inteligência Artifical estão presentes em todos os setores digitais, da criação de texto até a programação de aplicativos móveis. É uma revolução que não tem volta.
Vale lembrar que o uso deve ser “moderado”, com o crivo humano sendo reponsável pela avaliação, visto que ainda há muita coisa a ser a corrigida. Mas como dito anteriormente, o mundo digital nunca mais será o mesmo.
A grande questão envolvendo a Inteligência Artifical é o tempo e a automação de algumas tarefas, que agora, de certa forma, podem ser automatizadas com mais assertividade, garantindo uma maior produtividade e ajudando você a diminuir a quantidade de horas para o desenvolvimento de algumas tarefas.
No mundo do SEO não é diferente, novas ferramentas surgiram e alguma delas apresentam soluções de automação bastante interessantes.
Neste post vou apresentar algumas ferramentas de IA que você pode, e deve, utilizar para melhorar a sua produtividade nas otimizações de SEO. Enjoy it!
1. NeuralText
O NeuralText fornece sugestões de pontuação e contagem de palavras, e foi projetado para aprimorar sua criação de conteúdo.
Além de fornecer um assistente de escrita que fornece preenchimento automático, também é um assistente de SEO para briefings, criação e otimização de conteúdo:
- Agrupamento de palavras-chave.
- Análise SERP ao vivo.
- Assistente de escrita de IA.
- Integração do console de pesquisa.
Pesquisa e análise de palavras-chave são dois motivos para usar o Neuraltext para ajudar você a refinar postagens de blog e criar resumos de conteúdo que você pode repassar para sua equipe de conteúdo.
Se você está focando em conteúdo para direcionar tráfego orgânico para seu site, não tem como errar com o Neuraltext.
2. RankIQ
O RankIQ é um otimizador de conteúdo poderoso que ajuda você a analisar milhares de fatores em postagens de blog, como:
- Contagem de palavras sugerida.
- Tópicos a serem abordados.
- Palavras-chave a serem incluídas.
Há até um mecanismo de recomendação de títulos que ajudará você a escrever títulos mais impactantes.
Se você precisa encontrar palavras-chave de baixa concorrência, otimizar postagens ou escrever novas, o RankIQ é uma opção essencial na sua caixa de ferramentas de IA.
3. Jasper
Jasper é uma ferramenta de IA para marcas e afirma ser um “copiloto de IA”.
Para marcas que criam muito conteúdo, a plataforma permite criar informações abrangentes sobre a voz da marca, guias de estilo e bases de conhecimento.
Você pode usar a plataforma para:
- Escrever e editar textos.
- Otimizar o texto.
- Reutilizar o conteúdo.
- Criar legendas para mídias sociais.
- Ajuda com marketing por e-mail.
Com a ajuda do Jasper, você pode manter sua marca única sem perder sua voz.
4. Diib
O Diib foi projetado para automatizar seu SEO com um mecanismo de resposta que analisa profundamente seus dados analíticos para identificar referências que você pode começar a usar para expandir marcas online.
Algumas das maneiras pelas quais o Diib ajudará você a otimizar seu site são:
- Identificando problemas-chave.
- Implementando melhorias.
- Monitorando classificações e oportunidades.
Para projetos menores de SEO, o Diib é muito útil e oferece diversas opções de monitoramento que ajudam você a controlar o SEO de um site.
5. Wordlift
O WordLift se comercializa como uma ferramenta alimentada por IA que “faz o trabalho pesado para você”.
Ele pode adicionar dados estruturados ao seu site automaticamente e ajudar você a criar gráficos de conhecimento que auxiliam os mecanismos de busca a entender a estrutura do nosso conteúdo.
Mas o WordLift também pode ir além dessas tarefas técnicas e ajudar você a criar conteúdo mais envolvente e informativo, graças ao poder da IA generativa.
A análise semântica ajuda ainda mais você a entender a intenção de pesquisa e fornece dados úteis que você pode usar para otimizar seu conteúdo.
A WordLift oferece soluções para marcas e empresas de comércio eletrônico.
6. Formstory
Problemas com formulários da Web podem levar à perda de clientes, receita e reputação. O FormStory ajuda você a evitar esse destino capturando e armazenando dados de formulários, mesmo se eles forem abandonados ou quebrados.
Esta ferramenta alimentada por IA monitorará seus formulários e notificará você sempre que eles falharem em capturar envios. Ela até armazena todos os dados em quaisquer campos de formulário que o visitante preencheu antes do formulário ser abandonado.
Com o FormStory, você pode visualizar análises e desempenho de formulários em tempo real e usar dados capturados para melhorar as conversões e o desempenho do site.
7. Topically
Qual é a chave para criar um texto e conteúdo eficazes? Conhecer seu público. Quais são seus pontos fracos? Qual é sua intenção?
A Topically aproveita o poder da inteligência artificial para ajudar você a analisar a intenção de pesquisa e entender melhor seu público com o toque de um botão.
Ferramentas como mapas tópicos, rótulos de imagem e modificadores de pesquisa fornecem insights valiosos sobre o comportamento do seu público. Você pode aproveitar esses insights para melhorar sua estratégia de conteúdo e campanha de SEO.
A melhor parte? Você pode começar de graça para ver se essa ferramenta vai melhorar sua estratégia de marketing.
8. People Asked
Qual é o objetivo de todo mecanismo de busca? Responder às perguntas das pessoas. Se seu site puder fornecer essas respostas, é mais provável que ele tenha uma classificação mais alta nos resultados de busca.
A questão é: como você descobre o que as pessoas estão perguntando? A pesquisa de palavras-chave só pode levar você até certo ponto e, mesmo com ferramentas, o processo pode ser tedioso.
People Asked é uma ferramenta alimentada por IA que coleta insights e perguntas de toda a web. Basta digitar um tópico ou palavra-chave e ele gerará perguntas relevantes feitas por pessoas reais.
Você pode usar esses dados para se conectar com seu público, resolver seus problemas e melhorar sua criação de conteúdo.
9. Pictory
Você quer criar vídeos, mas não tem experiência em edição? É aí que o Pictory entra.
Você pode aproveitar o poder do vídeo com conteúdo escrito e em vídeo que a IA da plataforma transformará em clipes curtos e compartilháveis com:
- Vozes de IA.
- Música livre de direitos autorais.
Você pode transformar roteiros ou postagens de blog em vídeos em minutos e encontrar filmagens correspondentes.
Adicione SEO ao seu vídeo e você terá vídeos classificados para suas palavras-chave mais valiosas.
10. Alli IA
O Alli AI funciona com qualquer CMS, ignorando limitações técnicas para usar IA para ajudar a automatizar SEO na página para:
- Links sem títulos.
- Falta texto alternativo e de título da imagem.
- Alvos de links externos.
- Otimização da velocidade do site.
- Recomendações de conteúdo.
A ferramenta analisa seu site e fornece um guia passo a passo que explica como otimizá-lo para obter melhores resultados.
Eu não recomendaria seguir todas as recomendações cegamente, mas você pode aplicar milhares de recomendações em um único clique, o que economiza inúmeras horas de trabalho manual.
Considerações finais
Não faltam ferramentas de IA para SEO, seja para SEO Local, conteúdo ou auditorias de SEO, e a combinação certa de soluções pode ajudar a otimizar seus fluxos de trabalho e processos.
Essas 10 ferramentas são um ótimo lugar para começar. Faça um test drive para ver se funcionam para você e, se for o caso, as adicione a sua lista de favoritos em tecnoclogias de IA.