Nos bastidores dos Profissionais de Marketing há um consenso: Conteúdo é Rei, Engajamento é Rainha.
O conteúdo precisa ser interessante o suficiente para gerar engajamento .
É quase que um mantra para os profissionais de conteúdo.
A Resultados Digitais, principal empresa Brasileira no setor de Inbound Marketing, aborda o tema constantemente em seus materiais.
Engajamento gera autoridade, fortalece suas métricas de SEO (Search Engine Optimization) e abre um canal de comunicação importante para o negócio.
Por mais adequado tecnicamente que um site esteja em termos de SEO, conteúdo de qualidade e engajamento são um fator determinante para uma melhor visibilidade.
Tanto é, que em uma de suas últimas atualizações de algoritmo, o Google foi taxativo:
- Mobile First - Vai fazer um site, comece por mobile.
- UX (User Expierence) - Seu usuário precisa ter a melhor experiência de navegação possível
- Conteúdo de Qualidade - Produza conteúdo de qualidade para o seu usuário. Não estamos dispostos a disponibilizar conteúdos de baixa qualidade em nossa primeira página de resultados
Qualidade de Conteúdo passa efetivamente pelo crivo dos Profissionais de Marketing.
Não que um Profissional de Marketing venha a ser o redator do conteúdo, em alguns casos pode até ocorrer, mas a leitura dos dados e métricas que fazem parte dos bastidores, precisam dar uma direção para as ações de conteúdo.
E como medir esses indicadores e identificar se estamos no rumo certo?
É sobre isso que iremos falar nas linhas abaixo.
Indicadores de Qualidade no Conteúdo
Um dos indicadores de qualidade do conteúdo é o tempo que o usuário levou navegando por ele.
O Google considera que o tempo de permanência na página é um indicador importante. Se um usuário ficou mais tempo na sua página, significa que este conteúdo foi lido na íntegra e consequentemente interessou ao usuário.
Lembre-se, conteúdos desinteressantes são abandonados quase que instantaneamente.
O Google quer disponibilizar em suas primeiras páginas os conteúdos mais ricos relacionados ao termo buscado, e utiliza o tempo médio da página como indicador.
Faça um teste agora mesmo, verifique o tempo médio de permanência do usuário em seus conteúdos mais acessados de forma orgânica.
Você vai identificar que as páginas que possuem mais acessos orgânicos são aquelas que possuem o maior tempo de permanência do usuário.
Não é uma coincidência.
A medida que os usuários gastam mais tempo em uma página, o Google tende a disponibilizar mais esta página em seus resultados. Entende-se que o conteúdo é relevante e que o usuário está tendo uma boa experiência.
É por este motivo que os profissionais de SEO sugerem que os textos tenham no mínimo 500 palavras, pois além de se conseguir distribuir bem as suas palavras chave e estruturar o seu texto com subtítulos (H2 / H3 / H4 / H5 / H6), também é possível reter o usuário por mais tempo em sua página.
E como produzir um conteúdo interessante e atrativo para o seu usuário?
Análise de Conteúdo
Websites produzem dados sobre o seu público. Analise estes dados, eles vão nortear a sua produção de conteúdo.
Crie o hábito de entender o perfil do seu usuário baseado nos dados disponíveis no Google Analytics e no Google Search Console. É fundamental para você ter sucesso.
Indicadores de faixa etária dos usuários podem ser de grande valia, pois indicam a maturidade da sua audiência.
Outro dado importante que deve ser levado em consideração é a distribuição geográfica do seu público.
Dados geográficos também são um ótimo indicador.
Pode-se identificar os mercados onde se possui uma boa aceitação e continuar a fornecer conteúdo importante para estas praças e assim consolidar a sua posição.
Por outro lado, também pode-se identificar as localidades onde a sua presença não é tão expressiva e direcionar a sua produção de conteúdo para estas praças a fim de fortalecer a sua presença.
Estas são apenas algumas formas de dar um rumo à produção do conteúdo, pois a quantidade de dados para análise em nossas mãos é muito vasta.
Ainda há a análise de buscas orgânicas de termos e cidades, origem dos acessos, sessões por dispositivos e muitos outros indicadores que podem contribuir.
Precisa-se também estar antenado e em sintonia com o mercado.
Ter a sacada certa e a leitura da oportunidade são vitais para se conseguir um bom conteúdo.
As oportunidades se apresentam diariamente, é preciso estar atento.
E você?
Tem feito a leitura dos dados do seu site para entrar em sintonia com o seu público?