Conteúdo de Qualidade Para Gerar Engajamento

Nos bastidores dos Profissionais de Marketing há um consenso: Conteúdo é Rei, Engajamento é Rainha.

O conteúdo precisa ser interessante o suficiente para gerar engajamento .

É quase que um mantra para os profissionais de conteúdo.

A Resultados Digitais, principal empresa Brasileira no setor de Inbound Marketing, aborda o tema constantemente em seus materiais.

Engajamento gera autoridade, fortalece suas métricas de SEO (Search Engine Optimization) e abre um canal de comunicação importante para o negócio.

Por mais adequado tecnicamente que um site esteja em termos de SEO, conteúdo de qualidade e engajamento são um fator determinante para uma melhor visibilidade.

Tanto é, que em uma de suas últimas atualizações de algoritmo, o Google foi taxativo:

Qualidade de Conteúdo passa efetivamente pelo crivo dos Profissionais de Marketing.

Não que um Profissional de Marketing venha a ser o redator do conteúdo, em alguns casos pode até ocorrer, mas a leitura dos dados e métricas que fazem parte dos bastidores, precisam dar uma direção para as ações de conteúdo.

E como medir esses indicadores e identificar se estamos no rumo certo?

É sobre isso que iremos falar nas linhas abaixo.

Indicadores de Qualidade no Conteúdo

Um dos indicadores de qualidade do conteúdo é o tempo que o usuário levou navegando por ele.

O Google considera que o tempo de permanência na página é um indicador importante. Se um usuário ficou mais tempo na sua página, significa que este conteúdo foi lido na íntegra e consequentemente interessou ao usuário.

Lembre-se, conteúdos desinteressantes são abandonados quase que instantaneamente.

O Google quer disponibilizar em suas primeiras páginas os conteúdos mais ricos relacionados ao termo buscado, e utiliza o tempo médio da página como indicador.

Faça um teste agora mesmo, verifique o tempo médio de permanência do usuário em seus conteúdos mais acessados de forma orgânica.

Você vai identificar que as páginas que possuem mais acessos orgânicos são aquelas que possuem o maior tempo de permanência do usuário.

Não é uma coincidência.

A medida que os usuários gastam mais tempo em uma página, o Google tende a disponibilizar mais esta página em seus resultados. Entende-se que o conteúdo é relevante e que o usuário está tendo uma boa experiência.

É por este motivo que os profissionais de SEO sugerem que os textos tenham no mínimo 500 palavras, pois além de se conseguir distribuir bem as suas palavras chave e estruturar o seu texto com subtítulos (H2 / H3 / H4 / H5 / H6), também é possível reter o usuário por mais tempo em sua página.

E como produzir um conteúdo interessante e atrativo para o seu usuário?

Análise de Conteúdo

Websites produzem dados sobre o seu público. Analise estes dados, eles vão nortear a sua produção de conteúdo.

Crie o hábito de entender o perfil do seu usuário baseado nos dados disponíveis no Google Analytics e no Google Search Console. É fundamental para você ter sucesso.

Indicadores de faixa etária dos usuários podem ser de grande valia, pois indicam a maturidade da sua audiência.

Outro dado importante que deve ser levado em consideração é a distribuição geográfica do seu público.

Dados geográficos também são um ótimo indicador.

Pode-se identificar os mercados onde se possui uma boa aceitação e continuar a fornecer conteúdo importante para estas praças e assim consolidar a sua posição.

Por outro lado, também pode-se identificar as localidades onde a sua presença não é tão expressiva e direcionar a sua produção de conteúdo para estas praças a fim de fortalecer a sua presença.

Estas são apenas algumas formas de dar um rumo à produção do conteúdo, pois a quantidade de dados para análise em nossas mãos é muito vasta.

Ainda há a análise de buscas orgânicas de termos e cidades, origem dos acessos, sessões por dispositivos e muitos outros indicadores que podem contribuir.

Precisa-se também estar antenado e em sintonia com o mercado.

Ter a sacada certa e a leitura da oportunidade são vitais para se conseguir um bom conteúdo.

As oportunidades se apresentam diariamente, é preciso estar atento.

E você?

Tem feito a leitura dos dados do seu site para entrar em sintonia com o seu público?

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