Produção de Conteúdo: Como Adequar o Seu Texto Para Web

A produção de conteúdo tornou-se a principal ferramenta de Marketing Digital para que negócios dos mais diversos portes e segmentos consolidem a sua autoridade.

Aqui na SEO Partner, é parte fundamental do nosso trabalho orientar os nossos parceiros durante esta jornada de produção de conteúdo.

Como costumo dizer: “O seu sucesso é o meu sucesso”.

Uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo tem como foco as principais dúvidas e necessidades dos usuários, apresentando soluções de como o seu negócio pode ajudar os possíveis consumidores dos seus produtos e serviços.

Analiso muitos websites em minha jornada de trabalho e sempre observo como estes sites estão disponibilizando o seu conteúdo.

É muito comum identificar que a grande maioria dos sites para pequenos negócios ainda não sabem como disponibilizar o seu conteúdo de forma adequada.

Conteúdo e SEO (Search Engine Optimization) estão completamente interligados.

Seguir as boas práticas de SEO para desenvolver o seu texto vão tornar o seu conteúdo mais interessante não só para os mecanismos de busca, mas também para o seu usuário.

Mas como assim? SEO não é apenas uma técnica para tornar o conteúdo mais adequado aos mecanismos de busca?

Bem, na essência sim, mas também há algumas questões que envolvem uma melhor experiência para o usuário e consequentemente uma melhora das suas métricas de avaliação interna.

Recentemente, em publicação realizada pela Microsoft, foi mencionado que o SEO é o Skill mais importante de Marketing que você deveria aprender atualmente.

skill de SEO ilustração

Pensando nisso, resolvi escrever este texto e disponibilizar as melhores práticas para você disponibilizar melhor o seu conteúdo aos seus usuários e mecanismos de busca.

Seu conteúdo precisa ter uma boa escaneabilidade

Mesmo após o seu conteúdo ser encontrado, não há garantias de que ele será lido.

Aquele momento de 3 ou 4 segundos em que o usuário está dando uma passada de olho no seu texto é crucial para a continuidade dele no seu site. As pessoas fazem isso, inclusive você.

Uma forma de contribuir para que os seus usuários não abandonem rapidamente o seu conteúdo é trabalhar a escaneabilidade do seu texto.

Proporcionar ao usuário uma boa primeira impressão do seu conteúdo é parte fundamental de uma boa estratégia.

Listei abaixo aquilo que considero importante para uma boa escaneabilidade do conteúdo:

Se você conseguir reunir as características acima no seu conteúdo, você vai conseguir que mais usuários leiam o seu texto na íntegra.

Lembre-se, na grande maioria das vezes você escreve para mobile.

A participação dos dispositivos móveis no tráfego do seu website tende a ser cada vez maior para a grande maioria dos negócios on-line.

E dentro destas circunstâncias, compor o seu texto com parágrafos curtos tornam a leitura mais dinâmica e agradável para o seu usuário.

Também é importante lembrar que o tamanho da sua fonte deve estar adequado. Segundo a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, o tamanho 13 é o mínimo aceitável para a web.

Aqui na Seo Partner utilizamos ao menos 16 para texto corrido.

Estruturação Semântica de HTML

Se você nunca ouviu falar neste termo não se assuste.

O seu significado é simples, nada mais do que colocar as coisas em ordem, em uma sequência lógica.

Os textos do seu site são publicados em linguagem HTML e existem tags que informam o que são os títulos e subtítulos.

Esta é uma sequência adequada de títulos e subtítulos, chamados de “Headers” em HTML.

Estrutura-semantica-de-headers-html

Parece óbvio, o seu título deve ser nomeado como H1 e os subtítulos devem seguir a sequência H2 / H3…até H6.

É isto que chamamos de uma estrutura semântica correta.

Por mais simples e óbvio que seja, não é isto o que vemos na grande maioria dos conteúdos publicados na web.

Como responsável de SEO em diversos projetos, oriento que os Headers tenham no máximo 70 caracteres e contenham as seguintes características:

  • H1 – Máximo de 70 Caracteres – Deve conter a palavra chave principal
  • H2 – Máximo de 70 Caracteres – Deve conter uma variação da palavra chave
  • H3 – Máximo de 70 Caracteres – Deve conter uma segunda variação da palavra chave

Esta estrutura tem me trazido bons resultados orgânicos, aqueles vindos do Google, nos projetos que gerencio.

Estruturar o seu conteúdo é a melhor forma de proporcionar uma boa experiência aos usuários do seu website.

Utilizar uma estruturação semântica correta vai ajudar muito os buscadores a encontrarem o seu site e disponibilizá-los aos usuários.

E lembre-se, você escreve para dois públicos: Os usuários e os mecanismos de busca.

Se precisar de uma ajuda com o seu conteúdo me chama, vai ser um prazer te ajudar.

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