A produção de conteúdo tornou-se a principal ferramenta de Marketing Digital para que negócios dos mais diversos portes e segmentos consolidem a sua autoridade.
Aqui na SEO Partner, é parte fundamental do nosso trabalho orientar os nossos parceiros durante esta jornada de produção de conteúdo.
Como costumo dizer: “O seu sucesso é o meu sucesso”.
Uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo tem como foco as principais dúvidas e necessidades dos usuários, apresentando soluções de como o seu negócio pode ajudar os possíveis consumidores dos seus produtos e serviços.
Analiso muitos websites em minha jornada de trabalho e sempre observo como estes sites estão disponibilizando o seu conteúdo.
É muito comum identificar que a grande maioria dos sites para pequenos negócios ainda não sabem como disponibilizar o seu conteúdo de forma adequada.
Conteúdo e SEO (Search Engine Optimization) estão completamente interligados.
Seguir as boas práticas de SEO para desenvolver o seu texto vão tornar o seu conteúdo mais interessante não só para os mecanismos de busca, mas também para o seu usuário.
Mas como assim? SEO não é apenas uma técnica para tornar o conteúdo mais adequado aos mecanismos de busca?
Bem, na essência sim, mas também há algumas questões que envolvem uma melhor experiência para o usuário e consequentemente uma melhora das suas métricas de avaliação interna.
Recentemente, em publicação realizada pela Microsoft, foi mencionado que o SEO é o Skill mais importante de Marketing que você deveria aprender atualmente.
Pensando nisso, resolvi escrever este texto e disponibilizar as melhores práticas para você disponibilizar melhor o seu conteúdo aos seus usuários e mecanismos de busca.
Seu conteúdo precisa ter uma boa escaneabilidade
Mesmo após o seu conteúdo ser encontrado, não há garantias de que ele será lido.
Aquele momento de 3 ou 4 segundos em que o usuário está dando uma passada de olho no seu texto é crucial para a continuidade dele no seu site. As pessoas fazem isso, inclusive você.
Uma forma de contribuir para que os seus usuários não abandonem rapidamente o seu conteúdo é trabalhar a escaneabilidade do seu texto.
Proporcionar ao usuário uma boa primeira impressão do seu conteúdo é parte fundamental de uma boa estratégia.
Listei abaixo aquilo que considero importante para uma boa escaneabilidade do conteúdo:
- Utilizar subtítulos em seu texto com o máximo de 70 caracteres
- Compor o seu conteúdo com 250 palavras entre os blocos de Título e Subtítulos
- Ter ao menos 2 subtítulos - H2 / H3
- Utilizar negrito / Links nos termos importantes
- Item da lista
- Utilizar imagens e/ou vídeos ilustrativos
Se você conseguir reunir as características acima no seu conteúdo, você vai conseguir que mais usuários leiam o seu texto na íntegra.
Lembre-se, na grande maioria das vezes você escreve para mobile.
A participação dos dispositivos móveis no tráfego do seu website tende a ser cada vez maior para a grande maioria dos negócios on-line.
E dentro destas circunstâncias, compor o seu texto com parágrafos curtos tornam a leitura mais dinâmica e agradável para o seu usuário.
Também é importante lembrar que o tamanho da sua fonte deve estar adequado. Segundo a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, o tamanho 13 é o mínimo aceitável para a web.
Aqui na Seo Partner utilizamos ao menos 16 para texto corrido.
Estruturação Semântica de HTML
Se você nunca ouviu falar neste termo não se assuste.
O seu significado é simples, nada mais do que colocar as coisas em ordem, em uma sequência lógica.
Os textos do seu site são publicados em linguagem HTML e existem tags que informam o que são os títulos e subtítulos.
Esta é uma sequência adequada de títulos e subtítulos, chamados de “Headers” em HTML.
Parece óbvio, o seu título deve ser nomeado como H1 e os subtítulos devem seguir a sequência H2 / H3…até H6.
É isto que chamamos de uma estrutura semântica correta.
Por mais simples e óbvio que seja, não é isto o que vemos na grande maioria dos conteúdos publicados na web.
Como responsável de SEO em diversos projetos, oriento que os Headers tenham no máximo 70 caracteres e contenham as seguintes características:
- H1 – Máximo de 70 Caracteres – Deve conter a palavra chave principal
- H2 – Máximo de 70 Caracteres – Deve conter uma variação da palavra chave
- H3 – Máximo de 70 Caracteres – Deve conter uma segunda variação da palavra chave
Esta estrutura tem me trazido bons resultados orgânicos, aqueles vindos do Google, nos projetos que gerencio.
Estruturar o seu conteúdo é a melhor forma de proporcionar uma boa experiência aos usuários do seu website.
Utilizar uma estruturação semântica correta vai ajudar muito os buscadores a encontrarem o seu site e disponibilizá-los aos usuários.
E lembre-se, você escreve para dois públicos: Os usuários e os mecanismos de busca.
Se precisar de uma ajuda com o seu conteúdo me chama, vai ser um prazer te ajudar.