SEO Para Sites de Notícias

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SEO Para Sites de Notícias ilustração
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Desde 2019 minha principal atividade é a otimização de SEO para sites de notícias.

A grande maioria dos projetos haviam sido criados há pouco tempo, com no máximo 6 meses de existência até aquela data.

Otimizar websites novos é uma delícia para um SEO, melhor que isso só participar do projeto na sua construção, o que na verdade deveria fazer parte de um mundo ideal.

É fundamental que um website seja feito com o acompanhamento de um profissional de SEO. Esta é a melhor forma de se evitar o retrabalho.

Por mais que os profissionais de programação envolvidos no projeto de construção de um website sejam competentes, a grande maioria, não todos, ainda não estão inseridos no universo de SEO.

Recentemente, inclusive, foi disponibilizado por Ian Lurie, da Agência Portent em Seattle-WA, um Guia de SEO para Desenvolvedores.

Com uma linguagem única e extremamente divertida, Ian pontuou as principais questões sobre o tema.

Se você vai participar da implantação de um novo website, tenha o guia do Ian Lurie na sua cabeceira.

Voltando aos sites de notícias, muitos deles são desenvolvidos em um CMS próprio, então, esqueça aquela versatilidade proporcionada pelo WordPress.

Sendo assim, o seu relacionamento com a sua equipe de programação deve ser o melhor possível, pois dependendo da hierarquia e do organograma da sua empresa, é bem provável que suas solicitações fiquem perdidas no tempo.

Nas linhas abaixo vou descrever quais são as técnicas de otimização de SEO que utilizo para sites de notícias.

Enjoy it.

Otimização Básica de SEO

Antes de utilizar qualquer ferramenta que te auxilie neste processo, comece pelo básico.

Como diz o meu colega Felipe Bazon da Agência Hedge Hog “Em SEO, o Básico é avançado.”

Abra o código fonte do website na tela do seu navegador com o botão direito do mouse.

Logo na primeira linha do código você poderá identificar qual o idioma definido para o site.

Os Dev’s programam em inglês, então há grandes chances de que o idioma definido para o site seja este, ou até mesmo que ele não esteja configurado no formato correto.

Você pode estar pensando que este tipo de coisa é muito primária e não acontece com frequência.

Engano seu, é só navegar pelas páginas mais abaixo dos resultados do Google que você vai encontrar um monte de sites com a configuração de idioma incorreta.

Outro ponto básico que você também deve se atentar é para o tamanho da fonte disponibilizada para o texto do website.

Fontes tamanho 12, que são o padrão ABNT para texto em papel, são consideradas pequenas pelo Google e vão te gerar um erro no Google Search Console.

Utilize fontes do tamanho 13 para cima, respeitando o bom senso e a estética.

Continuando na linha básica, verifique se todos os seus endereços estão apontando para o seu domínio principal.

É muito comum que um website tenha todos estes endereços gerando duplicação de conteúdo e dividindo o tráfego entre si:

  • meusite.com.br
  • www.meusite.com.br
  • http://meusite.com.br
  • http://www.meusite.com.br
  • https://meusite.com.br
  • https://www.meusite.com.br

 

Defina o seu endereço principal e aponte os demais através de um redirecionamento 301.

Arquivos Robots.Txt também são deixados de lado por muitos desenvolvedores, principalmente por aqueles que não utilizam WordPress, fique atento, CMS’s próprios não tem um Yoast da vida para te ajudar.

Por fim, e não menos importante, verifique se há integração com o Google Search Console, é bem provável que a ferramenta tenha ficado fora dos planos assim que o site ficou pronto.

SEO Técnico para sites de notícias

Sites de notícias possuem um grande volume de conteúdo.

Então, é muito importante que você fique ligado na indexação das suas páginas.

Tenha um arquivo robots.txt e um sitemap.xml adequado para indexar todas as páginas do website.

As ferramentas gratuitas para geração de sitemap fazem o serviço para até 500 páginas, mais do que isso você vai precisar utilizar uma versão paga. Fique atento a este detalhe.

Sitemaps também devem ser configurados para atualizações automáticas, utilizar configurações manuais de atualização são completamente inadequados e vão te gerar uma grande dor de cabeça.

Outro caso muito frequente que vai precisar da sua atenção é a questão da duplicidade de conteúdo.

Conteúdos duplicados se multiplicam em uma velocidade assustadora por por um site de notícias.

É fácil de entender. Conforme você vai publicando os conteúdos, suas páginas “mãe” vão crescendo. Por exemplo, vai chegar em um momento em que a sua página de “Economia” vai ter uma sequência de paginação alta.

Cada página desta sua categoria vai ser considerada conteúdo duplicado.

A solução para este problema é utilizar a “Canonical Tag” apontando todas estas páginas fruto de paginação para a página principal da categoria.

Canonicals Tags são de extrema importância para SEO.

Outras situações de otimização técnica de SEO que você pode identificar com uma ferramenta de auditoria são:

  • Arquivos JavaScript e CSS não minificados
  • Arquivos JavaScript e CSS não Compactados

 

A resolução destes problemas podem fazer com que o seu site carregue mais rápido. Caso não utilize o wordpress com os seus plugins, você vai precisar da ajuda da sua equipe de desenvolvimento.

SEO Para Conteúdo em Sites de Notícias

Fazer a otimização de SEO para conteúdo em um site de notícias não é uma tarefa fácil.

Principalmente quando você faz a seguinte pergunta a si mesmo: Como otimizar notícias hoje que amanhã já estarão velhas?

Bem, o primeiro passo é você introduzir as técnicas de SEO para conteúdo junto a sua equipe de redatores e reforçar que se saiba utilizar as boas práticas de SEO na escrita.

Se a sua equipe de produção de conteúdo mantiver a frequência destas boas práticas, os mecanismos de busca entenderam que o seu site é um cumpridor destes bons hábitos e consequentemente vão te dar mais visibilidade.

Dentro destes boas práticas de SEO para conteúdo, posso definir o seguinte escopo:

  • Título da Matéria (H1) – Máximo de 70 caracteres
  • Meta Title – Deve ser Diferente de H1 e conter no máximo 50 caracteres
  • Meta Description – Deve descrever o conteúdo página, incentivando a leitura. Máximo de 110 caracteres
  • Imagens – Devem ser salvas com o nome da palavra chave. Não devem possuir mais de 100 Kb e devem ter o seu descritivo Alt preenchido
  • Texto – Mínimo de 300 palavras, utilizando links para conteúdos anteriores e âncoras externos.

 

Outro aspecto que deve ser levado em consideração é o tipo de abordagem do seu conteúdo.

Com exceção dos grandes portais, a maioria dos websites de notícias não possui o efetivo necessário para dar uma notícia em primeira mão.

Desta forma, há grande possibilidade de seu site de notícias publicar somente “notícias requentadas”.

Com isso, existe a possibilidade de o seu conteúdo ser considerado plágio.

Recentemente, inclusive, o Google fez uma atualização em seu algoritmo em que prioriza os grandes produtores de conteúdo nos seus resultados de busca.Esta já era uma solicitação antiga da grande mídia.

A melhor forma de conduzir o seu conteúdo de notícias, caso você não seja um dos gigantes do mercado, é investir em conteúdos “Evergreen”.

Conteúdos Evergreen são aqueles que permanecem atuais mesmo o passar dos tempos.

E no contexto de notícias, a melhor forma de tornar o seu conteúdo Evergreen é investir em análises e opiniões.

Observe os players intermediários do mercado de notícias.

Se não todos, a grande maioria deles investem em conteúdos de opiniões e análises.

Esperam que tenham gostado das linhas cima.

O conteúdo foi escrito baseado em minha experiência real como responsável de SEO em alguns sites de notícias durante o período de março/2019 até julho/2020.

Caso precise de uma consultoria de SEO, entre em contato. Vai ser um prazer te ajudar em sua jornada.

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