Esta é uma pergunta que todo proprietário de site deveria ter a resposta, mas não é isso que identificamos em nosso dia a dia.
A maioria das pessoas ainda não consegue responder esta pergunta, e ainda possuem muitas dúvidas com relação a implementação de um serviço de SEO (Search Engine Optimization) em seu site.
Já ouviu falar no termo “Google Friendly”?
Ter um site “Google Friendly” significa implementar algumas ações técnicas de SEO para que seu site seja identificado pelo buscador como relevante, de qualidade e com boa experiência para o usuário.
Leia abaixo como avaliar as suas necessidades.
SEO - Identificando Necessidades
Antes de relacionarmos algumas ações simples para identificar seu site precisa de ajustes de SEO (Search Engine Optimization), vamos, primeiro, mencionar algumas premissas de como as pessoas encaram suas necessidades.
De acordo com Érico Rocha, principal especialista de Marketing Digital para pequenos negócios no Brasil segundo a InfoMoney, as pessoas se dividem em três grupos distintos.
- Os que sabem que precisam do serviço e estão efetivamente procurando por ele
- Os que sabem que precisam do Serviço e não estão procurando por ele
- Os que não sabem que precisam do serviço e não estão procurando por ele
Érico afirma, que o segundo grupo, chamado de “Levemente Motivado”, possui uma quantidade vinte vezes maior de pessoas do que o primeiro grupo. Enquanto que o terceiro grupo, chamado de “Não Motivado”, possui uma quantidade cinquenta vezes maior de pessoas do que o primeiro grupo.
Seu site está otimizado para ter uma boa performance junto ao Google?
Uma forma de fazer esta avaliação é através da ferramenta Page Speed Insigths.
Esta ferramenta faz parte do pacote de aplicações do Google para desenvolvedores, e está disponível publicamente para consulta.
Um site bem otimizado, para atender os requisitos técnicos de SEO do Google, terá uma boa pontuação.
O resultado prático disso é que o seu site ira subir a presença nos resultados de pesquisa.
E aí!? Seu site está pronto para ter uma boa nota junto ao Google?
Cadastro de Descrição de Páginas e Cabeçalhos
Você sabia que as páginas do seu site devem possuir descrições cadastradas internamente em seu módulo administrativo?
Estas descrições, chamadas de Meta Title e Meta Description devem ser feitas de acordo com o conteúdo de sua página. Baseadas em palavres chave com alto volume de pesquisa.
Verifique o volume de busca de suas palavras chave através do Ubbersugest.
Você vai se surpreender com os resultados.
Uma boa redação de títulos de páginas, associadas a uma estratégia de pesquisa de palavras chave, pode aumentar a sua pontuação de SEO, te posicionando a frente de seus concorrentes nos resultados orgânicos.
CRIE UM SITEMAP XML.
Você já solicitou ao Google a indexação do seu site ao mecanismo de busca?
Apesar de ser uma ação bastante básica, muitos sites não estão cadastrados no Google Search Console, ferramenta do Google para indexação de sites.
Para indexar o seu site no Google você precisa enviar um mapa do seu site a esta ferramenta web master.
Este mapa é chamado de xml.sitemap, e é através dele que você vai solicitar ao Google o rastreamento e indexação das páginas do seu site.
Estas foram dicas básicas de SEO (Search Engine Optimization).
Lembre-se, SEO (Search Engine Optimization) é um trabalho constante, que envolve muitos detalhes.
Posicione o seu site na primeiras páginas dos resultados de pesquisa do Google.
Procure por um profissional de SEO para te auxiliar nesta jornada.
Pronto para melhorar o seu site?