Keyword Gap Analysis: O que é e como fazer

O que é uma keyword gap analysis?

A análise de lacuna de palavras-chave é uma técnica que identifica palavras-chave usadas por seus concorrentes, mas que você ainda não está explorando. É uma maneira eficaz de encontrar oportunidades de classificação.

Benefícios da Análise de Lacuna de Palavras-Chave

Por que fazer isso? A análise de lacuna de palavras-chave:  – Direciona tráfego relevante para seu site. – Ajuda a escolher palavras-chave com chance de classificação. – Proporciona um ROI positivo.

Preparação

Pontuações de Dificuldade de Palavras-Chave: – Entenda a dificuldade de classificação das palavras-chave. Intenção de Palavra-Chave: – Entenda a intenção de busca da palavra-chave

Como fazer uma keyword gap analysis

– Extraia as palavras-chave do seu site que ranqueiam – Escolha no mínimo 3 concorrentes. – Extraia as palavras-chave posicionadas de 1-20 – Exclua palavras-chave de marca

Ferramentas Úteis

Priorize a otimização de palavras-chave de 10-20

As palavras-chave posicionadas de 10-20 estão na segunda página do Google. Estas palavras-chave estão mais próximas de alcançarem a primeira página. Posicionado estas palavras-chave nas posições de 1-10 você vai aumentar suas impressões e consequentemente o seu CTR.

Utilize uma planilha dinâmica

Planilhas dinâmicas são uma ótima forma de manusear os dados. Os filtros devem ser utilizados conforme a sua necessidade. A aplicação de uma formatação condicional em escala de cores facilita a visualização e valoriza a apresentação.

Faça o agrupamento da quantidade de palavras-chave x volume de busca mensal

Quantidade de palavras-chave posicionadas de 1-3 x volume de busca agregado. O mesmo processo deve ser feito para as posições de 3-10 e 11-20. Faça para o seu site e para cada um dos concorrentes.

Pegou a visão?

Tá bom! Fizemos um post com tudo isso no nosso blog. Vai com tudo. Tem a planilha para download e um vídeo tutorial passo a passo para você fazer o seu gap de palavras-chave.