Entenda sobre o negócio do cliente na sua estratégia de SEO

Estratégias de SEO são ímpares, ou seja, não há uma receita pronta que se replique para todos os negócios.

Entender sobre o negócio do seu cliente vai pautar toda a sua estratégia, definindo quais pontos devem ser priorizados para que você apresente resultados mensuráveis e que sejam importantes para o negócio.

Durante a minha jornada tenho percebido que há uma certa tendência em “empacotar” estratégias e aplicá-las de forma contínua em diversos tipos de negócios.

É preciso entender que o seu cliente precisa de gerar negócios para que a operação seja válida.

São os negócios gerados pelo site do cliente que vão dar continuidade a operação web e consequentemente ao seu trabalho como SEO.

É fato que o Marketing de conteúdo enriquece a jornada do usuário, trazendo pontos importantes em cada etapa da jornada, desde a descoberta até a decisão de compra, no entanto, fazer com que esta estratégia vá de encontro aos objetivos transacionais é ponto fundamental

Ao longo deste texto vou abordar a importância de estar em sintonia com as metas de negócio e por que é importante fazer uma imersão no negócio do cliente para montar uma estratégia de SEO de sucesso.

Identificando os objetivos do cliente para a sua estratégia de SEO

Identificar claramente os objetivos do cliente é um passo inicial em qualquer estratégia de SEO. É nesta etapa que se identifica o que se quer alcançar com a sua estratégia de SEO.

Cada cliente tem um conjunto único de metas, desafios e expectativas, e compreendê-los é parte do sucesso de um projeto de SEO.

Entender os objetivos é ir além das necessidades superficiais e compreender os objetivos de negócios de longo prazo e curto prazo.

Por exemplo, um cliente pode inicialmente expressar o desejo de “aumentar o tráfego orgânico”, aprofundar essas discussões pode revelar objetivos mais específicos, como aumentar as vendas online em um determinado segmento de produto ou melhorar a taxa de conversão em determinadas geografias.

Garanta que sua estratégia de SEO foque nas páginas do site que fazem parte dos objetivos.

Suas páginas transacionais precisam estar bem otimizadas, não negligencie o propósito final, que é o de gerar negócios para o seu cliente.

A busca orgânica é um canal de aquisição, então procure identificar os objetivos globais de Marketing e associe a sua estratégia a estes objetivos. Desta forma será possível mensurar qual a participação do SEO junto a estes objetivos.

Identifique oportunidades para o negócio do seu cliente

Procure identificar oportunidades associadas ao negócio do cliente em sua estratégia.

Fazer o mapeamento de termos transacionais e informacionais que tenham relação com os objetivos de negócio do cliente vai ser parte da sua estratégia.

Parece óbvio, mas deixar de lado páginas transacionais associadas aos objetivos, ou até mesmo termos transacionais, em troca de otimizações que não vão ao encontro do objetivo do cliente é bastante comum.

Certa vez auditei um site de uma construtura / incorporadora com atuação no Rio de Janeiro e São Paulo.

As Top 10 urls representavam 33% do tráfego de todo o site, sendo que a exceção da home page, todas as urls estavam associadas a termos informacionais que estavam longe de uma relação com os objetivos de negócio da empresa.

Estes foram alguns títulos das urls que mais geravam tráfego ao site:

  • Lei do Silêncio em apartamento: saiba o que é e como funciona
  • Aprenda a evitar mofo dentro do guarda-roupa
  • Aprenda como identificar e acabar com cupim em apartamento
  • Multa por quebra de contrato de aluguel: aprenda a calcular


Você pode até argumentar que para acabar com o mofo de um guarda-roupa ou os cupins de um apartamento, a melhor solução seja comprar um apartamento novo na planta, mas acredito que a taxa de sucesso do seu argumento seja bem baixa.

Produzir conteúdos novos associados as dúvidas do cliente e alinhados aos objetivos do negócio é uma boa estratégia, evite atirar para todos os lados procurando apenas cliques e impressões que não geram usuários qualificados.

Ao definir os objetivos, é preciso categorizá-los em termos de curto, médio e longo prazo. Isso não só ajuda a criar um roteiro claro para a implementação da estratégia de SEO, mas também estabelece expectativas realistas para o cliente.

Identifique quais são os objetivos globais do seu cliente, isso vai permitir que sua estratégia de SEO identifique oportunidades e contribua com o alcance destes objetivos.

É importante que esses objetivos sejam SMART (Específicos, Mensuráveis, Alcançáveis, Relevantes e Temporais).

Em vez de um objetivo genérico como “melhorar a visibilidade do site”, um objetivo SMART poderia ser “aumentar o tráfego orgânico em 20% nos próximos seis meses”. Isso permite que tanto a agência quanto o cliente tenham uma visão clara do que é sucesso e como ele será medido.

Identificar os objetivos do cliente também envolve entender o seu público-alvo.

  • Qual é o perfil demográfico dos clientes ideais?
  • Quais são seus comportamentos de pesquisa online?
  • Quais problemas eles estão tentando resolver?


Essas perguntas ajudam a moldar uma estratégia de SEO que não apenas atinge os objetivos de negócios do cliente, mas também ressoa com seu público-alvo.

Lembre-se de ajustar sua estratégia de SEO com os objetivos de negócio do cliente, isso passa pela atenção ao real propósito da operação,  pelo esclarecimento das principais dúvidas dos clientes com relação ao negócio e pela otimização das páginas transacionais.

Se você precisa de uma estratégia de SEO que atenda os objetivos do seu negócio, entre em contato comigo através do link Análise de Site Grátis, será um prazer ajudar você a escalar o seu negócio online.

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