Como analisar a perda de tráfego orgânico

Escrito por Luiz Eduardo Bastos

Existem muitos conteúdos que falam como ganhar tráfego orgânico, inclusive aqui neste blog. Mas como analisar a perda de tráfego orgânico?

Neste guia vou ajudar você a identificar os motivos desta perda de tráfego orgânico, oferecendo insights detalhados e soluções práticas, seja por uma ação manual do Google ou uma atualização de algoritmo.

Os algoritmos do Google podem ser complicados. E é importante que você saiba como analisar seu site quando perceber uma queda repentina no tráfego.

Verifique se realmente há uma queda de tráfego

Antes de começar a analisar o que há por trás de uma queda de tráfego, é importante confirmar se o que você está enfrentado é realmente uma queda significativa ou apenas uma flutuação normal.

tráfego orgânico pode variar por inúmeras razões, desde mudanças sazonais, feriados e até a eventos globais.

Às vezes, você pode ter problemas com os relatórios, geralmente com seu código de rastreamento do Google Analytics (ou de outra plataforma de análise da Web).

Sendo assim, a primeira etapa é analisar seus dados de tráfego orgânico com cuidado e compará-los com os períodos anteriores.

Utilize ferramentas como o Google Search Console para monitorar as tendências de tráfego ao longo do tempo e identificar qualquer padrão incomum que possa indicar uma verdadeira queda.

Sigas os passos abaixo para analisar se realmente houve uma queda de tráfego:

  • Verifique o Google Search Console. Se você não vir o mesmo tráfego lá, isso indica um problema com seu código de rastreamento do Google Analytics.
  • Faça login no Google Analytics e verifique quais páginas perderam tráfego. Você pode identificar isso facilmente comparando as datas.
  • Encontre uma lista das páginas que perderam tráfego e verifique se elas têm o código de rastreamento do Google Analytics (ou Google Tag Manager) instalado.

Por exemplo, se um modelo de página específico (por exemplo, uma página de produto) tiver sido recentemente alterado e o código de rastreamento tiver sido removido dele, você verá uma queda repentina de tráfego no GA.

Veja um exemplo de como um problema de código removido pode ser exibido no Google Analytics:

exemplo de queda GA

Se você observar a queda tanto no Google Analytics quanto no Google Search Console, o problema pode estar relacionado a uma atualização de algoritmo.

Verifique se a perda de tráfego ocorreu devido a uma ação manual do Google

Quando você percebe uma queda significativa no tráfego do seu site, um dos primeiros passos é verificar se se esta perda está relacionada a uma ação manual por parte do Google.

Ações manuais são penalidades aplicadas pelo Google a sites que violam suas diretrizes de qualidade.

"O Google emite uma ação manual contra um site quando um revisor humano do Google determinou que as páginas do site não estão em conformidade com as diretrizes de qualidade para webmasters do Google. A maioria das ações manuais trata de tentativas de manipulação de nosso índice de pesquisa."
Google Help

Na verdade, é muito mais fácil diagnosticar uma ação manual, pois o Google o notificará sobre ela no Google Search Console, em Segurança e ações manuais > Ações manuais

tela de ações manuais do gsc

O Google lhe mostrará o motivo exato aqui. A próxima coisa que você pode fazer é melhorar seu site e enviar uma solicitação de reconsideração. Se você tiver melhorado o site, a ação manual será cancelada.

Atualização do algoritmo como causa de perda de tráfego orgânico

Quando você percebe que a queda de tráfego orgânico não é resultado de uma ação manual e é consistente em várias ferramentas de análise, é hora de considerar a possibilidade de uma atualização de algoritmo do Google como causa.

As atualizações de algoritmo são lançadas regularmente pelo Google para melhorar a experiência do usuário, mas podem afetar negativamente sites que não estão em conformidade com as novas diretrizes.

Possíveis motivos para uma penalidade de algoritmo de site no Google

  • Links não naturais provenientes do seu site ou para o seu site;
  • Baixa autoridade do site em termos de E-E-A-T;
  • Baixa qualidade de conteúdo;
  • Uso de técnicas de spam (por exemplo, cloaking, texto oculto ou redirecionamentos ruins);
  • Um site invadido, ou seja, se alguém invadiu seu site e injetou código ou páginas de spam nele.

O que você pode (e deve) fazer nesse caso:

  • Verifique se a penalidade afetou todo o site ou apenas algumas seções. Isso facilitará a identificação do motivo da penalidade. Você pode fazer isso examinando os dados do Google Analytics e do Google Search Console.

Além disso, pesquise o nome de sua marca no Google e verifique os resultados da pesquisa. Se você não ver o site afetado aparecendo para o nome de sua própria marca, isso significa que o algoritmo afetou todo o site.

  • Verifique se há páginas suspeitas em seu site (caso ele tenha sido hackeado), isso pode ser visto no Google Search Console. Identificar o motivo exato de uma ação algorítmica contra um site não é fácil. A pesquisa e a análise podem levar muito tempo. Você também pode passar por tentativa e erro. Mas, no final, você terá um site de qualidade e muito superior se você fizer isso:
  • Revisar a qualidade do conteúdo e livrar-se de conteúdo duplicado e de baixa qualidade.
  • Analise os links que chegam ao seu site e rejeite os de baixa qualidade (aviso: pesquise cada link individualmente antes de fazer isso).
  • Revise os links de seu site e remova aqueles que apontam para sites com spam (ou cassinos, sites adultos).
  • Adicione conteúdo de alta qualidade respaldado por dados reais e conhecimento especializado.

Ao contrário de uma ação manual que pode ser suspensa após uma revisão manual do Google, uma ação algorítmica pode ser suspensa somente depois que o próximo algoritmo do Google for implementado.

Isso significa que, se você estiver fazendo tudo certo, não verá resultados imediatos. Você terá que esperar até a próxima atualização para que o Google “reconsidere” a qualidade de seu site.


luiz eduardo bastos
Luiz Eduardo Bastos
Bacharelado em Comunicação Social: Publicidade & Propaganda, tendo adquirido especializações em Marketing Digital ao longo da carreira e tornando-se um especialista em SEO reconhecido com mais de uma década de experiência em otimização de mecanismos de busca.

Posts recentes do blog

O ChatGPT vai matar o Google? O que sua empresa precisa saber sobre o futuro das buscas (e do seu site).

Entenda o impacto do SGE (Search Generative Experience) e por que a Autoridade Digital do seu site nunca foi tão importante. Desde a explosão do ChatGPT e a introdução da Busca Generativa (SGE) pelo Google, a pergunta mais urgente na sala de reunião não é mais sobre o Core Web Vitals, mas sim: "O SEO […]

7 perguntas que você deve fazer a uma agência de SEO antes de assinar contrato

O mercado de SEO está cheio de promessas mágicas. Use este "detector de mentiras" para proteger o investimento da sua empresa. Contratar uma agência de SEO é um complexo para qualquer gestor. Diferente de adquirir um software ou contratar uma reforma, onde o entregável é visível e imediato, no SEO você está investindo em uma […]

Sua empresa está viciada em Google Ads? Veja por que isso é perigoso para o seu caixa.

Entenda a diferença entre 'alugar' clientes e construir um patrimônio digital, e como isso impacta diretamente o valuation e a margem de lucro do seu negócio. Você é um empresário ou diretor financeiro, e o cenário é familiar: a equipe de marketing apresenta o relatório com orgulho. Você investe R$ 15.000 em campanhas do Google […]

Se o seu negócio ainda não possui uma estratégia de SEO, já passou da hora de adotar estas soluções e utilizá-las a favor do crescimento da sua empresa.
Copyright © SEO Partner
Av. Ayrton Senna 2600 – Barra da Tijuca
Rio de Janeiro, RJ

[email protected]

+55 21 98994-4300
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram